Blog Grupo Balão Vermelho

Quais são as principais metodologias de ensino?

Escrito por admin | 20/04/2020

Na hora de escolher uma escola, um dos maiores desafios enfrentados pelos pais - ou demais responsáveis pela criança - é entender quais são as principais metodologias de ensino e como escolher o método mais adequado para o seu filho.

Isso porque, nem sempre, um método de ensino que funciona muito bem para determinados alunos será capaz de proporcionar o mesmo desempenho à outros.

Pensando nisso, preparamos este artigo com o objetivo de te ajudar a lidar com este impasse.

Então, se você está passando por este momento e quer saber mais sobre como enfrentar o revés da melhor maneira possível, acompanhe o conteúdo a seguir!

O que são as metodologias de ensino?

A palavra metodologia tem origem no termo que vem do latim "methodus" e o seu significado está relacionado a forma de direcionamento dada para a realização de um objetivo. 

Desta forma, o vocábulo se difundiu no ambiente educacional indicando o campo onde o modo como o conhecimento é produzido é estudado.

Sendo assim, as metodologias de ensino compreendem todos os modelos utilizados pelos educadores para que os alunos sejam capazes de se desenvolverem e ampliarem os seus conhecimentos.

Cada instituição de ensino utiliza um método para atingir tal objetivo e cada professor busca direcionar os alunos ao aprendizado da melhor forma seguindo as diretrizes da escola.

Dado o contexto, é perceptível que a metodologia de ensino diz respeito aos critérios que moldam a forma como os educadores ministram as suas aulas e influenciam no modo como os alunos irão assimilar o conteúdo e produzir conhecimento.

Diversos tipos de ferramentas podem ser utilizadas neste processo. Desde as mais tradicionais como a leitura, até aquelas consideradas mais inovadoras, como os recursos visuais, sonoros ou performáticos.

A metodologia de ensino guiará então os educadores neste processo - podendo indicar formas de ensino e até mesmo os recursos de aprendizagem, como dissemos. Assim, como responsável pela criança, você será capaz de conquistar a tranquilidade a respeito do que é ensinado ao seu filho e como o processo de ensino e aprendizagem se dá.

Ao identificar a metodologia de ensino mais adequada para o seu filho, será possível analisar se a instituição de ensino coloca em prática a sua missão, a sua visão e os seus valores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Desse modo, você garantirá que a criança será educada a partir dessas diretrizes e também que será motivada pelos princípios daquele método de ensino na busca pelo seu desenvolvimento como aluno e como ser humano.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é uma metodologia de ensino, é preciso entender que inúmeros e diferentes métodos pedagógicos podem ser aplicados. A seguir abordaremos brevemente sobre como alguns deles funcionam. Acompanhe!

Quais são as principais metodologias de ensino?

Optar pela linha pedagógica de uma instituição de ensino é definir de que forma o seu filho irá receber o conteúdo fundamental para o seu aprendizado e também a forma como ele será cobrado por isso adiante - especialmente em tempos de extrema conectividade, em que, desde cedo, as crianças lidam com o excesso de informação e precisam desenvolver o senso crítico para segmentá-las.

As linhas pedagógicas se distinguem de várias maneiras, as diferenças mais evidentes estão na forma em que o conteúdo é abordado e no papel que os professores desempenham em sala de aula. 

Para te auxiliar durante o processo de escolha da metodologia de ensino mais adequada para o seu filho, listamos abaixo um breve panorama sobre as principais. Confira! 

O método de ensino tradicional

A metodologia de ensino tradicional é a mais disseminada no país - e no mundo. Consiste, basicamente, no ensino centrado na figura do professor, em uma relação de exposição de conhecimento e cobrança é completamente vertical.

Além das aulas expositivas, existe uma pressão por resultados mensuráveis e há reprovação dos alunos que não obtêm desempenho suficiente a partir desta diretriz.

O método de ensino construtivista

Ao contrário da metodologia de ensino tradicional, o método de ensino construtivista coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, fazendo com que ele desempenhe um papel ativo na busca por conhecimento na medida em que o senso crítico é estimulado por meio de questionamentos. 

Desta forma, cada aluno tem a oportunidade de ser protagonista do seu próprio processo de aprendizagem e de se desenvolver no seu tempo. Além disso, os estudantes participam da estruturação do currículo que é flexibilizado de acordo com seus respectivos perfis. 

O método de ensino montessoriano

Este método de ensino busca garantir a autonomia máxima do aluno sobre o processo de aprendizagem. Neste contexto, os pais e professores se tornam apenas facilitadores do conhecimento, disponibilizando meios para que os alunos escolham os temas de interesse para que possam ser pesquisados e estudados.

Em relação à faixa etária, as classes são mistas, ou seja, alunos de diferentes idades podem ter interesses de aprendizagem semelhantes. Os principais objetivos desta metodologia de ensino é estimular a criatividade e a independência dos alunos.  

O método de ensino waldorfiano

A metodologia de Waldorf incentiva a imaginação e a criatividade, direciona os alunos ao pensamento autônomo e entende que o desenvolvimento e a compreensão dos seres humanos, relacionados aos mais diferentes âmbitos, precisam levar em conta a individualidade de cada aluno.

Esta metodologia de ensino prioriza as atividades que incentivam o pensar, o agir e o sentir - e considera fundamental o equilíbrio entre a atividade intelectual e a prática, entre o esforço e o descanso.

O método de ensino sócio-interacionista

Esta metodologia de ensino considera que é por meio da interação entre o sujeito e a sociedade que o processo de aprendizagem se dá. Sendo assim, o método de ensino sócio interacionista entende que o ser humano pode modificar o ambiente e que o ambiente é capaz de modificar o ser humano.

No contexto escolar, o educador assume o papel de mediador para incentivar os progressos que teriam dificuldade ou não seriam capazes de ocorrer espontaneamente.

Como escolher uma metodologia de ensino?

Antes de tudo, conforme dissemos inicialmente, é importante ressaltar que não podemos generalizar e eleger uma metodologia de ensino como sendo a melhor ou a mais eficiente.

Na verdade, o que acontece de fato é que algumas metodologias de ensino se mostrarão mais adequadas às necessidades de aprendizagem do seu filho em relação a outras. Por isso, a decisão sobre qual metodologia de ensino oferecer à criança precisa ser coerente - evitando assim problemas futuros.

Com o objetivo de te ajudar a escolher a metodologia ideal para o seu filho, vamos apresentar, a seguir, alguns fatores que precisam ser levados em consideração no momento de decisão. Confira!

Conheça todas as suas possibilidades

Sabendo quais são as necessidades de aprendizagem do seu filho, o processo de escolha sobre qual metodologia de ensino será a mais adequada à ele se torna mais fácil.

Neste momento, não se contente com pesquisas superficiais. Busque por informações sobre tudo a respeito dos métodos selecionados como opções. Entenda sobre o propósito da criação de cada um deles e sobre como é a rotina nas instituições que aderiram às respectivas propostas pedagógicas.

Entenda quais são as diretrizes de cada escola

Ao ter em mente qual é o melhor método de ensino para o seu filho, é chegada a hora de escolher uma instituição de ensino adequada para matriculá-lo, certo?

Sim! Mas ao escolher uma escola, é preciso validar se as diretrizes propostas estão em conformidade com as atividades prestadas. Deste modo, é preciso analisar minuciosamente - e com proximidade - se existem ou não incoerências que possam colocar a instituição em descrédito.

Considere fazer testes

Dependendo da situação em que você se encontra e do tipo de impasse que tem em mãos, fazer alguns testes pode ser a solução para os seus problemas.

A melhor forma de verificar como as metodologias de ensino são recebidas pelos alunos é estando diante desta realidade. 

Ao conversar com uma instituição de ensino, entenda se há espaço para, além de visitar e conhecer a estrutura física, acompanhar algumas atividades como observador. Assim, certamente você terá uma visão mais adequada sobre toda a prática oferecida.

Independente da instituição ou da metodologia de ensino escolhida, o mais importante é garantir que a criança terá condições de se adaptar e se integrar à escola e à proposta pedagógica.

Para isso, é fundamental observar o comportamento do seu filho diante de cada abordagem e buscar entender e acompanhar o seu desenvolvimento como aluno e como ser humano.

Gostou de entender melhor sobre quais são as principais metodologias de ensino? Então aproveite para entender melhor sobre como escolher uma escola infantil para o seu filho!