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Ensino por Projetos
Na Escola Balão Vermelho, aprender é investigar, criar e transformar. Nossa proposta pedagógica se apoia no ensino por projetos, que entende a criança e o jovem como protagonistas de sua aprendizagem.
Ao longo da trajetória escolar, os alunos são convidados a investigar problemas reais, levantar hipóteses, buscar respostas em diferentes áreas do conhecimento e construir soluções coletivas. Essa prática rompe com a fragmentação tradicional das disciplinas, unindo conteúdos acadêmicos a experiências significativas.
Mais do que uma metodologia, trabalhar por projetos é uma postura pedagógica: cada investigação conecta saberes escolares à cultura dos estudantes e aos desafios contemporâneos, estimulando autonomia, pensamento crítico, criatividade e participação ativa.
No Balão, os projetos não se resumem a etapas burocráticas ou eventos de culminância, mas se constituem como processos de investigação profunda, onde conteúdo e forma de aprender caminham juntos.

Conheça nossos projetos:
Há mais de 30 anos, a Giroletras nasceu na Escola Balão Vermelho com um propósito inovador: transformar a literatura em uma experiência viva dentro da escola. Criada como uma feira apoiada na crítica infantojuvenil, a proposta sempre colocou as crianças e os adolescentes como protagonistas, dando voz às suas impressões e sentimentos sobre os livros que circulam em seu cotidiano escolar.
A convicção que sustenta o projeto é clara: a literatura deve ser vivida como prática social e cultural, um bem a ser usufruído e compartilhado, capaz de enriquecer o processo de formação humana.
Durante dois dias, a escola se transforma em uma grande feira literária, onde os estudantes assumem o papel de livreiros, divulgando e recomendando as obras que mais os encantaram. Nessa troca, leitores de todas as idades são tocados pela força da palavra, criando uma verdadeira comunidade literária.
A Giroletras é também um momento de encontro: toda a comunidade escolar participa, percorrendo estandes, exposições e vivências que celebram a leitura. O clima é de entusiasmo, afeto e multiplicação do prazer de ler, reforçando a missão do Balão Vermelho de formar sujeitos críticos, criativos e culturalmente engajados.
Mais do que uma feira, a Giroletras é um movimento de valorização da literatura e da infância, que há décadas inspira novas gerações de leitores.
A Festa Junina do Balão Vermelho é um dos momentos mais especiais do nosso calendário escolar. A cada ano, escolhemos um tema central, que orienta toda a conceituação da festa e valoriza diferentes aspectos da cultura popular brasileira.
Esse tema é aprofundado ao longo das aulas, permitindo que os estudantes investiguem tradições, músicas, danças, histórias e símbolos de nossas raízes culturais. Dessa forma, a festa vai além da dança e da celebração: ela se torna um enriquecimento dos estudos sobre a cultura popular brasileira, fortalecendo a conexão entre escola, família e comunidade.
Mais do que um encontro festivo, a Festa Junina no Balão é um espaço de aprendizado, partilha e celebração da diversidade cultural que compõe o Brasil.
O Ateliê Aberto é um evento bienal da Escola Balão Vermelho, realizado de forma alternada com o ExperiMentes. Esse evento amplia as vivências culturais e artísticas dos nossos estudantes. Nele, os professores especialistas em teatro, música, circo, artes visuais e corpo em movimento elaboram oficinas diversificadas, que convidam as crianças e jovens a explorar novas linguagens e expressões.
As oficinas acontecem tanto nos espaços da escola quanto em diferentes lugares da cidade, transformando o cotidiano em oportunidades de pesquisa, criação e descobertas.
Mais do que uma atividade complementar, o Ateliê Aberto é uma forma de enriquecer as experiências de aprendizagem, fortalecendo a relação entre cultura, arte e educação, pilares fundamentais do projeto pedagógico do Balão Vermelho.
O Culturarte é um evento muito especial da Escola Balão Vermelho, criado para homenagear as famílias e reforçar a importância de estarmos juntos na construção da nossa comunidade escolar.
Nesse encontro, pais e responsáveis assumem o papel de professores por um dia, propondo e conduzindo oficinas sobre diferentes temas. Música, arte, culinária, esportes, histórias, ciências – cada oficina é única e nasce do desejo das famílias de compartilhar saberes, experiências e talentos.
Com o suporte da equipe pedagógica, o Culturarte transforma a escola em um espaço de convivência, integração e troca cultural, onde crianças, famílias e educadores aprendem uns com os outros.
Mais do que um evento, o Culturarte é uma celebração da parceria entre escola e família, fortalecendo vínculos, valorizando a diversidade e construindo uma comunidade ainda mais unida.
O ExperiMentes é um evento bienal da Escola Balão Vermelho, realizado de forma alternada com o Ateliê Aberto. Sua proposta é compartilhar com a comunidade escolar as investigações, vivências e experimentos que fazem parte do cotidiano das crianças nas áreas de Matemática, Ciências da Natureza e sustentabilidade
Mais do que uma exposição de trabalhos, o ExperiMentes convida os estudantes a assumirem o papel de pesquisadores e protagonistas do conhecimento, apresentando hipóteses, experimentos e descobertas que revelam a curiosidade, a criatividade e a lógica científica em ação.
Com esse projeto, buscamos fortalecer o vínculo entre escola e família, ao mesmo tempo em que valorizamos a ciência como parte essencial da formação integral, estimulando a observação, a análise e o pensamento crítico desde os primeiros anos escolares.
O Portas Abertas é um projeto do Ensino Fundamental II que nasce do desejo de viver e experimentar a cidade como um espaço educativo. Realizado de forma interdisciplinar e multisseriada, ele convida os estudantes a explorar diferentes lugares de Belo Horizonte por meio de propostas inventivas e pouco usuais.
Ao caminhar pela cidade, nossos jovens constroem novas formas de olhar para o cotidiano urbano, compreendendo a relação entre cultura, história, sociedade e meio ambiente.
Mais do que um passeio, o Portas Abertas é um convite à reflexão e à ampliação de horizontes, transformando Belo Horizonte em um grande território de aprendizagem.
O Projeto de Livre Escolha é uma iniciativa do Ensino Fundamental II que oferece aos estudantes a oportunidade de planejar e desenvolver uma pesquisa autoral, a partir de um tema de seu próprio interesse.
Nesse processo, cada aluno é incentivado a investigar, formular hipóteses, organizar dados e apresentar conclusões, exercitando sua autonomia intelectual e sua capacidade de produzir conhecimento de forma criativa e responsável.
Mais do que um trabalho acadêmico, o Projeto de Livre Escolha valoriza o protagonismo juvenil e promove o encontro entre interesses pessoais e saberes escolares, resultando em percursos de aprendizagem singulares e significativos.
O Desafio Diplomático é um projeto desenvolvido pelos(as) estudantes do 9º ano e do Ensino Médio, que simula uma Assembleia Geral das Nações Unidas.
Ao representarem diplomatas de diferentes países, os(as) alunos(as) vivenciam na prática os desafios da política internacional e exercitam habilidades essenciais para o mundo contemporâneo, como argumentação, negociação, oratória e pensamento crítico.
Mais do que um exercício acadêmico, o projeto promove o respeito às diferenças, o diálogo e a busca por consensos, preparando os jovens para atuarem de forma ética e colaborativa em uma sociedade democrática.
Com o Desafio Diplomático, nossos estudantes assumem o papel de protagonistas em debates globais, compreendendo melhor a complexidade do mundo e fortalecendo sua formação como cidadãos ativos e conscientes.
O Projeto de Iniciação Científica é uma experiência realizada com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, que simula a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Seguindo as normas acadêmicas vigentes, cada aluno escolhe um tema de interesse, desenvolve uma pesquisa interdisciplinar e apresenta os resultados para uma banca de professores avaliadores.
Esse processo oferece aos jovens a oportunidade de exercitar a autonomia intelectual, a escrita acadêmica, a análise crítica e a capacidade de argumentação oral, preparando-os para os desafios do ensino superior e para futuras experiências acadêmicas.
Mais do que um requisito escolar, a Iniciação Científica é um projeto formativo, que valoriza a investigação, a interdisciplinaridade e o protagonismo dos estudantes, fortalecendo sua trajetória rumo à vida universitária e profissional.
O POP, ou Projeto de Orientação Profissional, é uma iniciativa voltada aos estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de prepará-los para escolhas conscientes sobre suas futuras carreiras. A escola, em parceria com faculdades e universidades, organiza feiras de profissões, nas quais os alunos podem conhecer diferentes áreas de atuação e explorar possibilidades para o seu futuro profissional.
Além disso, as famílias também participam ativamente do projeto, oferecendo palestras sobre suas próprias trajetórias profissionais. Essa aproximação proporciona aos estudantes contato direto com os desafios e oportunidades do mercado de trabalho, ajudando-os a compreender melhor suas aptidões e interesses.
O POP contribui, assim, para a formação de jovens mais seguros e decididos quanto às suas escolhas profissionais, conectando o aprendizado escolar à vida real.
No link abaixo você pode conferir o repositório dos trabalhos realizados por nossos estudantes nos anos anteriores.