Logo
Group 467-2
Group 700-1
Group 496
Group 495
Group 494

Um mundo em transformação, uma escola em movimento

A Educação Infantil da Escola Balão Vermelho,  compreende a criança como sujeito ativo, potente, participativo, que interage e dialoga com o contexto sociocultural a que pertence.

A criança produz uma cultura particular que emerge na interação com seus pares e também com os adultos, convergindo para a construção da autonomia, criatividade e aprendizagem significativa. Nossa concepção de aprendizagem considera:

Group 699-1
Group 699-2
Group 700-2
Group 701-2

Uma Escola para a infância

Group 351-2

A criança como protagonista do processo educativo

A Educação Infantil  da Escola Balão Vermelho valoriza a criança como sujeito ativo e criativo, promovendo autonomia e aprendizagem significativa

A pedagogia da escuta

A pedagogia da escuta é central em nossa abordagem, valorizando a interpretação recíproca entre crianças e professores guiando as nossas ações educativas. A escola trabalha , portanto, com a finalidade de escutar para agir e atender às necessidades das crianças.

path16-1
path26

Cuidar, brincar e educar

A pedagogia da escuta é central em nossa abordagem, valorizando a interpretação recíproca entre crianças e professores guiando as nossas ações educativas. A escola trabalha , portanto, com a finalidade de escutar para agir e atender às necessidades das crianças. 

Afetividade e aprendizagem

No contexto da Educação Infantil, promovemos o desenvolvimento emocional das crianças com uma escuta cuidadosa, através das diferentes linguagens. Isto significa compreendê-las e guiá-las para compreenderem-se a si mesmas nas mais variadas manifestações: choro, ameaça, ciúme, disputa, e também na alegria e no contentamento.

path16a
path167

Arte e música 1

A arte é abordada nas suas diversas linguagens e formas de expressão, através de oficinas de Artes Visuais e  de Música. Os projetos interdisciplinares desenvolvidos pelas turmas durante o ano possibilitam o diálogo com as múltiplas linguagens  potencializando a criatividade e descobertas.  Além disso, estão integradas em eventos como o Ateliê Aberto e Giroletras, proporcionando vivências e conhecimentos fundamentais na construção dos saberes. 

Projetos de Pesquisa e Investigação

As crianças são incentivadas a explorar e interpretar experiências através de diversos temas, participando ativamente desde a definição do assunto a ser investigado até a descoberta de novos conhecimentos.

Group 361-1
path24

As famílias como participantes dos processos educativos

Incorporamos ativamente as famílias na educação das crianças, integrando seus saberes através de diversas propostas colaborativas e de interação escolar. As situações de interação e inserção das famílias no cotidiano da escola ocorrem de diferentes maneiras: em reuniões coletivas e individuais; em festas culturais e feiras literárias; em atividades especiais como jogos, brincadeiras, cantorias, contações de histórias, produções de arte; em contribuições e, sempre que possível, em intervenções nos projetos desenvolvidos com as crianças.

Narrativas do cotidiano

Capturamos o desenvolvimento das crianças com fotos, vídeos e anotações para entender suas aprendizagens e socializações, promovendo uma conexão próxima com as famílias através de narrativas visuais e escritas da vida escolar.

Group 361
path26-1

Cultura corporal de Movimento: Linguagens do corpo

A Educação Física aborda as práticas e os sentidos da Cultura Corporal, considerando diferentes eixos temáticos: jogos e brincadeiras, danças, esportes, ginásticas, lutas, atividades de aventuras, com a intenção de possibilitar leituras e apropriações diversas do mundo. 

Vivências musicais

As vivências musicais na Educação infantil passam pelo  contato com as canções populares de roda. O ritmo marca presença através da percussão, das práticas com tecidos e com objetos sonoros não convencionais. Não podemos nos esquecer, claro, que o corpo, é o nosso principal instrumento, esteja ele em movimento, seja pelo uso da voz, ou explorando as diferentes possibilidades sonoras que ele nos oferece.

Group 354-1
path166

Educação Nutricional

O lanche coletivo faz parte do Projeto de Educação Nutricional da Educação Infantil. Nesse sentido, acreditamos que essa proposta promove momentos de afeto, partilha e responsabilidade.

Group 704-1

Mais Balão

Rectangle 67

A Educação Infantil da Escola Balão Vermelho,  compreende a criança como sujeito ativo, potente, participativo, que interage e dialoga com o contexto sociocultural a que pertence.

A criança produz uma cultura particular que emerge na interação com seus pares e também com os adultos, convergindo para a construção da autonomia, criatividade e aprendizagem significativa. Nossa concepção de aprendizagem considera:

Um espaço completo

O espaço é mais um elemento educador, sendo explorado para fins educativos.
Assumir posturas investigativas, promover o contato com a natureza, explorar as
alternativas do mobiliário e dos pátios, recriar objetos, utilizar diferentes materiais,
além de experimentar desafios corporais fazem parte do trabalho pedagógico.

 

Equipe de coordenadoras da Educação Infantil

Group 511

Simone Gomes
Diretora

Group 511

Juliana Fenelon
Coordenadora pedagógica

Group 511

Andrea Salles
Tutora pedagógica

Group 704-1

 

Lista de materiais

Calendário escolar 2025
Group 705-1
Group 704-1