
Um mundo em transformação, uma escola em movimento
A Educação Infantil da Escola Balão Vermelho, compreende a criança como sujeito ativo, potente, participativo, que interage e dialoga com o contexto sociocultural a que pertence.
A criança produz uma cultura particular que emerge na interação com seus pares e também com os adultos, convergindo para a construção da autonomia, criatividade e aprendizagem significativa. Nossa concepção de aprendizagem considera:
Uma Escola para a infância

A criança como protagonista do processo educativo
A Educação Infantil da Escola Balão Vermelho valoriza a criança como sujeito ativo e criativo, promovendo autonomia e aprendizagem significativa
A pedagogia da escuta
A pedagogia da escuta é central em nossa abordagem, valorizando a interpretação recíproca entre crianças e professores guiando as nossas ações educativas. A escola trabalha , portanto, com a finalidade de escutar para agir e atender às necessidades das crianças.


Cuidar, brincar e educar
A pedagogia da escuta é central em nossa abordagem, valorizando a interpretação recíproca entre crianças e professores guiando as nossas ações educativas. A escola trabalha , portanto, com a finalidade de escutar para agir e atender às necessidades das crianças.
Afetividade e aprendizagem
No contexto da Educação Infantil, promovemos o desenvolvimento emocional das crianças com uma escuta cuidadosa, através das diferentes linguagens. Isto significa compreendê-las e guiá-las para compreenderem-se a si mesmas nas mais variadas manifestações: choro, ameaça, ciúme, disputa, e também na alegria e no contentamento.


Arte e música 1
A arte é abordada nas suas diversas linguagens e formas de expressão, através de oficinas de Artes Visuais e de Música. Os projetos interdisciplinares desenvolvidos pelas turmas durante o ano possibilitam o diálogo com as múltiplas linguagens potencializando a criatividade e descobertas. Além disso, estão integradas em eventos como o Ateliê Aberto e Giroletras, proporcionando vivências e conhecimentos fundamentais na construção dos saberes.
Projetos de Pesquisa e Investigação
As crianças são incentivadas a explorar e interpretar experiências através de diversos temas, participando ativamente desde a definição do assunto a ser investigado até a descoberta de novos conhecimentos.


As famílias como participantes dos processos educativos
Incorporamos ativamente as famílias na educação das crianças, integrando seus saberes através de diversas propostas colaborativas e de interação escolar. As situações de interação e inserção das famílias no cotidiano da escola ocorrem de diferentes maneiras: em reuniões coletivas e individuais; em festas culturais e feiras literárias; em atividades especiais como jogos, brincadeiras, cantorias, contações de histórias, produções de arte; em contribuições e, sempre que possível, em intervenções nos projetos desenvolvidos com as crianças.
Narrativas do cotidiano
Capturamos o desenvolvimento das crianças com fotos, vídeos e anotações para entender suas aprendizagens e socializações, promovendo uma conexão próxima com as famílias através de narrativas visuais e escritas da vida escolar.


Cultura corporal de Movimento: Linguagens do corpo
A Educação Física aborda as práticas e os sentidos da Cultura Corporal, considerando diferentes eixos temáticos: jogos e brincadeiras, danças, esportes, ginásticas, lutas, atividades de aventuras, com a intenção de possibilitar leituras e apropriações diversas do mundo.
Vivências musicais
As vivências musicais na Educação infantil passam pelo contato com as canções populares de roda. O ritmo marca presença através da percussão, das práticas com tecidos e com objetos sonoros não convencionais. Não podemos nos esquecer, claro, que o corpo, é o nosso principal instrumento, esteja ele em movimento, seja pelo uso da voz, ou explorando as diferentes possibilidades sonoras que ele nos oferece.


Educação Nutricional
O lanche coletivo faz parte do Projeto de Educação Nutricional da Educação Infantil. Nesse sentido, acreditamos que essa proposta promove momentos de afeto, partilha e responsabilidade.
Mais Balão

A Educação Infantil da Escola Balão Vermelho, compreende a criança como sujeito ativo, potente, participativo, que interage e dialoga com o contexto sociocultural a que pertence.
A criança produz uma cultura particular que emerge na interação com seus pares e também com os adultos, convergindo para a construção da autonomia, criatividade e aprendizagem significativa. Nossa concepção de aprendizagem considera:
Um espaço completo
O espaço é mais um elemento educador, sendo explorado para fins educativos.
Assumir posturas investigativas, promover o contato com a natureza, explorar as
alternativas do mobiliário e dos pátios, recriar objetos, utilizar diferentes materiais,
além de experimentar desafios corporais fazem parte do trabalho pedagógico.
Equipe de coordenadoras da Educação Infantil

Simone Gomes
Diretora

Juliana Fenelon
Coordenadora pedagógica

Andrea Salles
Tutora pedagógica
-
Lista de material – MATERNAL I – 2025
-
Ebook III: Avaliações e a proposta construtivista: como é possível acompanhar o processo de construção do conhecimento dos alunos