
O Balão Vermelho na construção do conhecimento
A construção do conhecimento deve ser assumida numa perspectiva social. O estudante é sujeito ativo do seu processo de aprendizagem e os significados que constroi são o resultado de uma complexa rede de interações, intermediadas pela ação do professor.
O estudante aprende um conteúdo qualquer, quando é capaz de atribuir-lhe significado, isto é, quando consegue estabelecer relações substanciais entre o que está aprendendo e o que já conhece, de modo que esse novo conhecimento seja assimilado aos seus esquemas de compreensão da realidade.
Tendo o ensino construtivista como centro da nossa proposta pedagógica, visamos:
Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental I é marcado pela ampliação e sistematização das experiências educativas, bem como pela construção de novas formas da criança se relacionar com o conhecimento. Ampliam-se as responsabilidades, intensifica-se a rotina e consolida-se uma progressão no desenvolvimento das linguagens e dos processos de percepção, compreensão e representação do mundo.
.png)
Projetos de Pesquisa e Investigação
A partir de projetos, criamos situações didáticas favoráveis ao desenvolvimento de competências básicas em Linguagens, Matemática, Ciências Naturais e Sociais, promovendo um aprendizado significativo e interdisciplinar.
Os projetos - definidos, construídos e avaliados coletivamente - dão sentido às propostas de sala de aula. Eles se organizam a partir das questões problematizadoras levantadas pelos alunos e professores, resultando num rico processo de discussão, negociação e planejamento. Dessa forma, os conteúdos das diversas áreas de conhecimento são tratados de maneira interdisciplinar favorecendo a construção de habilidades e competências fundamentais para a formação humana.
Literatura e formação humana
Literatura é arte, a arte de se expressar através das palavras. Ao lado das outras artes, ela deve fazer parte da experiência escolar pela sua importância na formação dos estudantes.
Para nós, a presença do texto literário na escola é central e inegociável. Ele está vinculado, principalmente, à possibilidade de proporcionar vivências afetivas e reflexivas às nossas crianças, a partir do contato permanente com dos livros e das narrativas orais.
Consideramos que a escola tem o compromisso de apresentar a literatura aos seus estudantes sem perder de vista a sua função social e estética, provocando o encantamento do leitor, despertando a curiosidade e o prazer em conhecer novas histórias e culturas através das palavras.
Para isso, incentivamos a leitura de livre escolha, que é a chave para garantir o envolvimento das nossas crianças com o texto literário, partindo do princípio da liberdade de escolha do que desejam ler. Valorizamos também a leitura compartilhada pelo adulto que certamente, levará as crianças a refletirem sobre camadas mais profundas do texto. Toda essa experiência vivida ao longo do ano é celebrada na Giroletras, nossa feira literária anual, apoiada na crítica infanto-juvenil. Nela, os estudantes são protagonistas na divulgação dos livros e compartilhamento de suas experiências leitoras.

.png)
Arte e suas múltiplas linguagens
No Balão Vermelho, a arte é abordada nas suas diversas linguagens e formas de expressão, através de oficinas de Artes Visuais, Teatro, Música, e Circo, além de estarem integradas em eventos como o Ateliê Aberto e a Giroletras, proporcionando vivências e conhecimentos fundamentais na construção do saber.
Para o Balão Vermelho é fundamental a presença em nosso currículo das mais diversas linguagens e formas de expressão artísticas. Os estudantes têm encontros semanais com professores especialistas, estruturando conteúdos na rotina escolar, reverberando as descobertas, as experiências e a criatividade em processos que ampliam seus repertórios nessas áreas do conhecimento. Os projetos interdisciplinares acontecem durante todo o ano letivo, trazendo o diálogo com as demais áreas do conhecimento.
Cultura corporal de Movimento: Linguagens do corpo
A Educação Física aborda as práticas e os sentidos da Cultura Corporal, considerando diferentes eixos temáticos: jogos e brincadeiras, danças, esportes, ginásticas, lutas, atividades de aventuras,com a intenção de possibilitar leituras e apropriações diversas do mundo.
As atividades de práticas corporais, são fundamentais para o desenvolvimento dos nossos estudantes. Além das aulas semanais, temos eventos como os Jogos Internos, em que a prática esportiva é nossa aliada na ampliação das relações interpessoais e da participação e cooperação. Também favorece o entendimento das regras dos jogos e do convívio social. Dessa forma, a Educação Física na escola tem como um dos objetivos contribuir para que os estudantes usufruam das práticas corporais de forma autônoma, ampliando as redes de sociabilidade.
.png)
.png)
Inglês como ferramenta de ação no mundo
A língua inglesa é ensinada no Balão Vermelho visando fornecer ferramentas para tornar nossos estudantes cidadãos capazes de conhecer e atuar no mundo, ampliando suas possibilidades de construir uma sociedade mais justa e igualitária por meio do uso de um segundo idioma.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental visamos dar continuidade ao trabalho iniciado na Educação Infantil fortalecendo o vínculo com a língua inglesa e ampliando os conhecimentos e capacidades linguísticas dos estudantes. As aulas têm duração de uma hora e acontecem três vezes por semana. O material didático apresenta inputs autênticos provindos de diferentes partes do mundo, trazendo, além de variantes linguísticas, informações sobre a vida nestes lugares distantes. As leituras literárias são uma frente importante na formação dos pequenos leitores e também na ampliação de seu repertório linguístico e literário. Finalmente, os cursos contam com projetos envolvendo as diversas áreas do conhecimento, ora conduzidos exclusivamente pelas professoras de inglês, ora em parceria com os professores da sala.
Processos Avaliativos
Acreditamos numa avaliação processual, que traz evidências das individualidades dos estudantes. Para isso realizamos observações diárias, diagnósticos processuais, autoavaliações, com destaque para o portfólio que reúne atividades significativas e análises críticas dos estudantes sobre seu próprio aprendizado.
Os aspectos avaliados retroalimentam a elaboração das atividades de ensino, das estratégias de intervenção pedagógica, para garantir o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Os procedimentos avaliativos acontecem durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Realizamos avaliações diagnósticas e formativas, visando ao planejamento e ao ajuste dos itinerários educativos organizados pelo professor ao longo do ano. A participação do estudante na avaliação e na construção do portfólio individual é fundamental para cumprirmos nosso propósito de formar sujeitos protagonistas do seu processo de aprendizagem.

.png)
As famílias como participantes dos processos educativos
A parceria entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento integral do estudante. É uma prática constante a troca e o diálogo aberto com as famílias em diferentes situações e dinâmicas do cotidiano.
Essa parceria é fortalecida na presença das famílias nos vários eventos organizados pela escola.
Reafirma-se, então, a importância da relação entre família e escola, que é, para nós, fundamental para o desenvolvimento integral do aluno.
Formação continuada da equipe pedagógica
Valorizamos a formação continuada da equipe pedagógica através de reuniões semanais, participação em cursos e seminários, promovendo a troca de experiências e o alinhamento do Currículo.
.png)
Um espaço completo
O espaço é mais um elemento educador, sendo explorado para fins educativos. Assumir posturas investigativas, promover o contato com a natureza, explorar as alternativas do mobiliário e dos pátios, recriar objetos, utilizar diferentes materiais, além de experimentar desafios corporais fazem parte do trabalho pedagógico.
O Ateliê
O Ateliê
O Ateliê
Equipe de coordenadoras da Educação Infantil

Simone Gomes
Diretora

Cláudia de Paula
Coordenadora pedagógica

Mércia Maldonado
Tutora pedagógica

Cristiane Motta
Tutora pedagógica
-
Lista de material – MATERNAL I – 2025
-
Ebook III: Avaliações e a proposta construtivista: como é possível acompanhar o processo de construção do conhecimento dos alunos