
Ensino Integrado
Conectando Saberes e Vivências
Nossa proposta rompe o ensino fragmentado resultante da estrutura curricular por disciplinas e adota uma abordagem globalizada dos conteúdos, interligando experiência escolar e vida. Tendo o ensino construtivista como centro da nossa proposta pedagógica, visamos:
Educação inovadora e investigativa.
No Ensino Fundamental II da Escola Balão Vermelho, os estudos tornam-se mais complexos e os professores incentivam a troca de conhecimento entre os alunos, conectando o aprendizado à realidade. A ênfase está em ensinar os alunos a estudar, questionando, problematizando, promovendo protagonismo, respeito mútuo e convivência democrática. Além das áreas tradicionais da BNCC, o currículo inclui aulas de circo, artes visuais, capoeira, música e teatro, respeitando o ritmo e as potencialidades de cada aluno.

Processos Pedagógicos:
Nossa metodologia visa uma formação integral dos estudantes com foco no estudo e domínio de procedimentos fundamentais como observar, formular problemas e hipóteses, analisar, sintetizar, avaliar dados e elaborar conclusões.
Projeto de Livre Escolha:
Este projeto permite que os alunos, com orientação dos professores, produzam conhecimento a partir da pesquisa sobre um tema de interesse, formulando hipóteses e decidindo o caminho de sua investigação.


Trabalho em Grupo:
A cada trimestre, os alunos são organizados em grupos para desenvolver estudos em diversas áreas do conhecimento, colaborando para resolver problemas, compartilhar compreensões, e construir argumentos viáveis, justificando e comunicando suas conclusões.
Em todos os trimestres, os alunos são organizados em grupos fixos de trabalho para que desenvolvam estudos nas diversas áreas de conhecimento. Ao realizar as tarefas com seus pares, os estudantes se envolvem de forma efetiva num processo em que todos trabalham em conjunto para resolver um problema. Assim, partilhando suas diferentes compreensões e mobilizando os esforços, conhecimentos e competências, constroem argumentos viáveis, justificam e comunicam seus raciocínios e conclusões sobre o tema estudado.
A cidade como espaço de formação:
Este projeto permite que os alunos, com orientação dos professores, produzam conhecimento a partir da pesquisa sobre um tema de interesse, formulando hipóteses e decidindo o caminho de sua investigação.
Os muros da escola não são limite para as possibilidades de aprendizagem. Aprende-se vivendo e convivendo nos vários espaços que a cidade proporciona. Oportunizar trocas com outros grupos de jovens, de diversas camadas sociais e de diferentes lugares e, ao mesmo tempo, viver os espaços públicos, permite que os estudantes ampliem seus modos de aprender e de conviver. Essa postura de interlocução e de atuação é o que orienta a realização de visitas, excursões, viagens, pesquisas e entrevistas.


Projetos Interdisciplinares e Atualidades:
A cada trimestre, os alunos são organizados em grupos para desenvolver estudos em diversas áreas do conhecimento, colaborando para resolver problemas, compartilhar compreensões, e construir argumentos viáveis, justificando e comunicando suas conclusões.
As atualidades ocupam um lugar de destaque no currículo. Por meio de uma abordagem que busca a integração das diversas áreas do conhecimento, rompendo com uma visão fragmentada sobre a realidade, os estudantes de cada ano participam de projetos interdisciplinares no decorrer do ano letivo.
Metacognição:
Criar resumo
O processo de tomada de consciência sobre o próprio processo de aprendizagem é um ponto forte do trabalho desse segmento. Aprender a aprender, identificando quais procedimentos promovem um maior ou menor avanço na compreensão dos conteúdos, o estabelecimento de metas individuais e entendimento do erro como possibilidade de crescimento são alguns dos eixos que promovem a metacognição.

Um espaço completo
O espaço é mais um elemento educador, sendo explorado para fins diversos na formação integral dos nossos alunos. Assumir posturas investigativas, promover o contato com a natureza, explorar as alternativas dos pátios, recriar objetos, utilizar diferentes materiais, além de experimentar desafios corporais fazem parte do trabalho pedagógico.
O Ateliê
O Ateliê
O Ateliê
Responsáveis pelo Fundamental II

Simone Gomes
Diretora

Antonio Augusto Drummond
Tutor pedagógico do 6º ano

Patrícia Abdo
Tutora pedagógica do 7º ano

Thiago Panini
Tutor - Tutora pedagógica do 8º ano

Ivana Brito
Tutora pedagógica do 9º ano
e Coordenadora do Fundamental II
-
Lista de material – MATERNAL I – 2025
-
Ebook III: Avaliações e a proposta construtivista: como é possível acompanhar o processo de construção do conhecimento dos alunos