
Um olhar diferenciado sobre a aprendizagem
O Ensino Médio é uma fase da vida marcada pelos questionamentos sobre o mundo, quando o futuro e os desejos surgem com maior intensidade.
Oferecer uma educação que discuta a diversidade, a solidariedade, a ética e os valores, possibilitando aos jovens um futuro responsável, sustentável e honesto é o que norteia os princípios do Ensino Médio do Balão Vermelho.
Por isso, buscamos, com nossa proposta pedagógica:
Explorando Conhecimentos
No Ensino Médio da Escola Balão Vermelho, propomos uma educação que discute a diversidade, a ética e os valores, e ainda prepara os estudantes para desafios acadêmicos futuros. Alinhados com os princípios da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, buscamos afirmar a identidade dos alunos e alunas, desenvolver habilidades de pesquisa e prepará-los para os exames, para a universidade e para os desafios do mundo contemporâneo.

Identidade e Escolha Profissional:
Por meio de projetos interdisciplinares, como o Programa de Orientação Profissional (POP), as Semanas do Meio Ambiente, Literária e da Ciência e Tecnologia, as atividades em Arte e Ciência e as viagens pedagógicas, promovemos uma formação completa, que ajuda os alunos a amadurecerem suas identidades e posicionamentos responsáveis, e a decidirem suas escolhas profissionais.
Entrada na Universidade:
Preparação para a universidade com desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas, aulas interdisciplinares, simulados, monitorias, acompanhamento personalizado, participação em Olimpíadas do Conhecimento e ênfase em leitura, interpretação e produção de textos.


Estudante Pesquisador:
Focamos no desenvolvimento do pensamento científico por meio do Projeto de Iniciação Científica, no qual os estudantes produzem uma monografia acadêmica e enfrentam etapas importantes desse meio, como bancas de qualificação e de avaliação.
Investimento no pensamento científico, Trabalho de Iniciação Científica com banca de avaliação e visitas a laboratórios de pesquisa (SIRIUS, CERN, Universidades).
O Novo Ensino Médio:
Ensino por projetos e vivências.
Com um currículo flexível, integramos disciplinas obrigatórias da base curricular aos Itinerários Formativos. Os alunos escolhem áreas de interesse, como Humanidades e Linguagens ou Ciências Naturais e Matemática, para aprofundar seu conhecimento e ampliar e diversificar a sua formação.
De forma coerente com o que entendemos como educação, e seguindo tendências e diretrizes do MEC, o Novo Ensino Médio do Colégio Mangabeiras Parque busca complementar o currículo das disciplinas básicas e obrigatórias com um currículo mais flexível, numa iniciativa que denominamos como Itinerários Formativos.
Nos Itinerários Formativos, os estudantes podem escolher, de acordo com seus interesses, aptidões ou objetivos, alguns caminhos que serão traçados ao longo dos anos do Ensino Médio. Os estudantes, da 1ª e 2ª séries, podem escolher entre as possibilidades voltadas para o campo das Humanidades, com tópicos em Política e Comunicação, campo das Ciências Naturais, com tópicos em Biotecnologia e Física Moderna e ainda no campo do mundo do trabalho como Empreendedorismo, Tecnologia e Educação Financeira.
Essa combinação das disciplinas obrigatórias com um currículo mais flexível tem como objetivo aprofundar a aprendizagem nas áreas de maior interesse do estudante e também consolida uma formação mais integral, ao oferecer ao aluno, antes de ingressar na universidade, a oportunidade de viver experiências que vão ampliar sua visão de mundo e, também, dos diferentes campos do saber.


Viagens pedagógicas e trabalhos de campo
As experiências contam como um elemento importante de nosso trabalho pedagógico. Com as viagens, visitas técnicas e os trabalhos de campo, nossos estudantes são estimulados a mobilizarem e recontextualizarem conhecimentos adquiridos em sala.
N/A
Um espaço completo
O espaço é mais um elemento educador mobilizado em nossa escola. Assumir posturas investigativas, promover o contato com a natureza, explorar as alternativas do mobiliário e dos pátios, recriar objetos, utilizar diferentes materiais, além de experimentar desafios corporais fazem parte do nosso trabalho pedagógico.
O Ateliê
O Ateliê
O Ateliê
Equipe de coordenadoras da Educação Infantil

Simone Gomes
Diretora

Cristóvão Loyola
Tutor Pedagógico da 1ª e 2ª séries

Rubens Garcias
Tutor Pedagógico da 3a série
-
Lista de material – MATERNAL I – 2025
-
Ebook III: Avaliações e a proposta construtivista: como é possível acompanhar o processo de construção do conhecimento dos alunos