Formação além das fronteiras: Barcelona, cidade educadora

Por Sérgio Porfírio e Claúdia de Paula  |  21 de novembro de 2022

 

Como uma escola construtivista que investe na formação dos educadores, a Escola Balão Vermelho, que completa 50 anos em fevereiro de 2023, conta com os segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.  No Balão, a formação da equipe  é um diferencial. Associada ao Grupo Bahema, que conta com o Centro de Formação de Educadores, são várias as  frentes de suporte, cursos e comunidade de práticas que contribuem efetivamente para a melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem.

No início de outubro, a Tutora Cláudia de Paula e o Diretor Sérgio Porfírio embarcaram para Barcelona, cidade educadora, com o propósito de conhecerem escolas inovadoras. Essas visitas às escolas fizeram parte do programa de formação “Escola 2025”,  iniciado em 2021 pelo Centro de Formação da Vila, coordenado pelo professor Antoni Zabala, especialista em estudos curriculares e aprendizagem.  

O programa de formação Escola 2025 partiu de estudos relacionados ao currículo voltado para o ensino de competências para a vida, a importância da personalização da aprendizagem e a avaliação por competências para além das técnicas e instrumentos. 

Durante essa semana na Espanha, Cláudia e Sérgio, juntamente a outros educadores das escolas Bahema e de outras escolas brasileiras,  conheceram 4 escolas:  Sadako, Virolai, Thau e Garbí Pere Vergés. Todas elas  com princípios pedagógicos voltados para o protagonismo dos alunos e alunas, para a prática cooperativa a partir de situações didáticas globalizadoras e comprometidos com a formação integral do aluno na sociedade. 

O que mais chamou a atenção nas visitas foi perceber que os princípios pedagógicos do Balão Vermelho se aproximam muito com os projetos educativos das escolas de Barcelona. O Balão conta com projetos de inovação em todos os segmentos, que valorizam a construção do conhecimento por meio de situações problemas da realidade, num ambiente cooperativo de trabalho. Dessa forma, decisões e compromissos são assumidos, numa relação dialógica, em que todos possam encontrar seu caminho para aprender.

A partir de agora, além de dar mais visibilidade às nossas propostas de trabalho, toda a equipe de educadores mergulhará na reflexão do projeto pedagógico do Balão,  à luz das observações e ensinamentos das escolas visitadas. Um desafio instigante numa escola que está sempre em movimento e aberta a inovações pedagógicas,  coerentes com a prática construtivista e conectada com as demandas da atualidade.

 

Gostou de saber sobre Formação além das fronteiras: Barcelona, cidade educadora.? Então aproveite para entender melhor sobre A Influência do brincar e os jogos na Educação Infantil?