Por um caminho de reflexão sustentável: uma experiência interdisciplinar do Balão Vermelho

 

Por Ângela Andrade - Professora de Artes visuais e Aline Garcias - Responsável pela sustentabilidade e professora de Ciências Naturais 6ºano  |  05 de maio de 2023

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo global que busca acabar com as desigualdades, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que todas as pessoas possam desfrutar de paz. A ONU definiu metas que devem ser alcançadas para atingirmos esses objetivos até 2030. 

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS é um dos ODS discutidos pelos países participantes da ONU e um dos mais discutidos dentro do Balão Vermelho. Esse ODS diz que, para alcançarmos alguma mudança, é imprescindível transformar os nossos padrões de consumo e nos atentar para o modo como as indústrias têm lidado com esse assunto. 

A maior parte das metas podem facilmente ser alcançadas por nós, são elas: uso eficiente e consciente dos nossos recursos naturais, redução do desperdício, manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos, gerenciamento dos resíduos — redução, reciclagem e reuso, etc. 

Uma questão que chama a atenção, tanto de alunas e alunos quanto de funcionárias e funcionários de muitas escolas, é a quantidade de peças de roupa, sobretudo, agasalhos, garrafinhas de água e potes usados para alimentação que ficam perdidos pelos espaços da escola. 

No Balão Vermelho, a equipe de coordenação tem o cuidado de armazená-los até que sejam procurados pelas crianças, jovens  e/ou responsáveis, divulgando por meio de circular a exposição dos produtos próximo aos portões de entrada/saída. Mesmo com essas ações, muitos desses objetos se tornam esquecidos e, em seguida, são doados, mas não tardam a se acumularem novamente no espaço dos ACHADOS E PERDIDOS.

Com o intuito de chamar a atenção para o esquecimento de pertences e a real necessidade de consumo de toda nossa comunidade, as áreas da Sustentabilidade e das Artes Visuais criaram uma ação por meio de uma instalação de arte baseada em projetos da dupla colaborativa de artista denominada Guerra de la Paz. Esses dois artistas cubanos utilizam roupas usadas e/ou descartadas para criar esculturas e instalações, muitas em grandes dimensões, propondo reflexões sobre reutilização, reciclagem, consumo em massa e impacto ambiental provocados pela indústria têxtil em nossa civilização, instigando mudanças em nossos hábitos, costumes e valores.

Em parceria, escola e família, podemos avançar na formação de nossas crianças e jovens, voltando o olhar para o nosso cotidiano e para nossas ações.  Aprender é construir conexões entre o conhecimento, a realidade e as emoções.