A Escola como espaço de ampliação da cultura

Por Cristiane Motta, Tutora do 6º ano  |  06 de dezembro de 2022

 

Ampliar as linguagens da escola é premissa do fazer pedagógico do Balão Vermelho, escola construtivista em Belo Horizonte, que completa 50 anos em 2023. Da Educação Infantil ao Ensino Médio,  entendemos que a convivência com as diferentes manifestações artísticas e culturais, humanizam, possibilitam a ampliação do diálogo e o autoconhecimento. Por isso, Artes Visuais, Circo, Capoeira, Música, Teatro e Literatura são tão importantes no nosso currículo e ocupam lugar de prioridade junto às outras áreas de conhecimento. 

Pesquisar sobre cultura é buscar entender nossa história e as diferentes leituras que fazemos deste mundo tão diverso e plural. Ampliar as abordagens que lidam com as manifestações culturais tem sido um grande desafio. No entanto, é o principal caminho para que possamos viver e compreender a complexidade do mundo, tornando-nos mais sensíveis e reflexivos.

Essa busca reside na persistência, na continuidade e na coragem de romper com os padrões estabelecidos na educação. É preciso inovar, acreditar na formação humana e fazer dela objeto de pesquisa, valorizando as diferentes manifestações humanas. Só conseguimos isso se todos os dias acreditarmos que nossos alunos podem opinar, criticar e refletir; viver experiências estéticas e delas se nutrirem. 

Aqui na Escola Balão Vermelho, buscamos promover esse diálogo através da convivência com as diferentes linguagens artísticas.

Nas Artes Visuais, os alunos e as alunas exercitam a criatividade, experimentam suas habilidades e, através da apreciação e do fazer artístico, buscam o exercício do pensar, de discutir e de analisar os aspectos estéticos, manifestados em diferentes épocas e culturas.

O Circo possibilita a expressão corporal e o desafio dos próprios limites, o que promove o ganho da confiança e da liberdade nos movimentos, entendendo o seu espaço no mundo e nas relações com o espaço do outro.

A Música promove, além da convivência em grupo, a construção do ritmo, da escuta e a ampliação do repertório artístico promovido por essa linguagem tão rica e significativa na nossa cultura.

A Capoeira desenvolve a habilidade corporal, a percepção do espaço, a valorização das nossas raízes, além da musicalidade.

O Teatro possibilita viver personagens, construir histórias, elaborar emoções e sentimentos que, vividos e experienciados no coletivo, ajudam a promover autoconhecimento. 

A  Literatura tem o poder de aliar diferentes linguagens e promover diálogo entre elas. Amplia o repertório, o vocabulário e o conhecimento de mundo.

Através de todas essas linguagens, aliadas ao trabalho com projetos e práticas interdisciplinares, buscamos um ambiente de aprendizagem estimulante em que a cooperação, a indagação e a emoção sejam férteis. Acreditamos que nossos alunos e alunas já são seres capazes de produzir cultura e de fazer com que ela se expanda para os espaços onde eles vivem.

Conviver no espaço escolar com diferentes linguagens favorece o  potencial criativo,  a autoconfiança e o desejo de atingir a realização como ser social, histórico e cultural. Permitir e incentivar que eles ampliem os estudos sobre essa temática deve ser premissa de toda escola que deseja romper com o preconceito e com o desrespeito às diferenças, ainda tão presentes na atualidade.

Gostou de saber sobre A Escola como espaço de ampliação da culturaEntão aproveite para entender melhor sobre Formação além das fronteiras: Barcelona, cidade educadora.