Livre Escolha, uma forma de interrogar o mundo

Por Gustavo Bicalho  |  27 de setembro de 2022

 

A Escola Balão Vermelho completará 50 anos em fevereiro de 2023. Como escola construtivista, atuante em todos os segmentos da Educação, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, tendo  como premissa o protagonismo dos alunos, o Balão está sempre atento às transformações do mundo, buscando entendê-las.

Nos últimos anos, o mundo nos tem confrontado com problemas cada vez mais complexos e urgentes que, no entanto, não se deixam resolver por soluções rápidas e simplificadas. Nesse contexto, a escola vê renovado o seu papel fundamental na promoção do desenvolvimento de habilidades que envolvam a busca autônoma por soluções criativas e responsáveis. 

Em nossa escola, acreditamos que a capacidade de encontrar essas soluções nasce e caminha com o desejo de saber, de conhecer e de interrogar o mundo à nossa volta. O Projeto de Livre Escolha (P.L.E.), conduzido anualmente nas turmas de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental, busca transformar essa poderosa sede de saber no desenvolvimento integral da capacidade de fazer perguntas relevantes, de levantar hipóteses sobre elas e de construir caminhos de investigação. Como o próprio nome indica, os alunos são instigados a escolherem com liberdade o tema de sua pesquisa e, sob a mediação dos professores das diversas áreas do conhecimento, a desenvolverem e perseguirem as respostas às suas perguntas.

Concomitantemente, os alunos são convidados a compartilhar não apenas o resultado das pesquisas, mas também o processo investigativo. Nas aulas de Português, eles desenvolvem um texto de divulgação científica, com o intuito de comunicar suas descobertas, visando um público amplo. Nesse processo, nossos estudantes colocam-se no papel de divulgadores do conhecimento, assumindo a responsabilidade de transformar conteúdos científicos e de linguagem específica em textos capazes de serem absorvidos e compreendidos por pessoas leigas no assunto. Aprendendo a justificar de maneira objetiva a relevância das buscas individuais e subjetivas, tornam-se, assim, capazes de construir uma relação mais íntegra de suas identidades com um mundo em movimento e permanente transformação.  

Para ilustrar, apresentamos o texto da estudante Lara Pisoni Queler, do 8º ano do Ensino Fundamental. Lara se interessou por esmiuçar as controvérsias em torno da imagem Wu Zetian, única mulher a ter ocupado o trono em toda a longa história da China Imperial.

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